Aleijadinho(Antônio Francisco Lisboa) foi o mestre do Barroco Brasileiro. Comparado a Michelangelo, esculpiu grande parte das relíquias de Ouro Preto, Mariana, Sabará, Tiradentes, Congonhas e São João Del Rei. Entre as suas obras mais famosas destacam-se a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e a fachada da Igreja do Carmo, os doze Profetas de Congonhas esculpidos em pedra sabão e 66 figuras de madeira policromada em tamanho real.
Afetado por uma doença deformante, Aleijadinho tinha dificuldades para se locomover, utilizando-se de estratagemas especiais para poder fazer uso dos instrumentos necessários ao trabalho. Envergonhado da triste aparência o mestre trabalhava principalmente a noite resguardado por tapumes.
Aleijadinho nasceu em 1730 na cidade de Ouro Preto, filho do arquiteto Manoel Francisco Lisboa e de uma escrava. Morreu em 1814 na mesma Ouro Preto onde seus restos repousam na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição sob os degraus do altar de Nossa Senhora da Boa Morte. Uma inscrição indica o local do túmulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário